Rastreabilidade

Rastreabilidade

Fala comigo, Bioclientes! Tudo bem?

Hoje iremos falar de um tema muito importante na área da saúde e que vem sendo cobrado amplamente pelos órgãos reguladores, principalmente a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – é a rastreabilidade de produtos.

A rastreabilidade é a capacidade de identificar um produto garantindo a sua segurança e sua confiabilidade. É manter integralmente a gestão da qualidade de um produto e de um processo. Para isso, a Bioclin estabeleceu rígidos padrões de rastreabilidade em todos os seus processos produtivos e em sua linha completa de produtos, desde a entrada de insumos até a saída do produto acabado.

QR Code Biociln

Dentro da nossa logística interna, todas as nossas matérias primas e materiais de embalagem e produtos são controlados por códigos de referência únicos, por lotes e prazos de validades. Além desses controles, os frascos envasados recebem um número sequencial que nos permite avaliar o processo de envasamento dos líquidos.

Porém, o maior investimento em rastreabilidade realizado pela Bioclin foi para facilitar a nossa logística externa junto aos nossos clientes para assim garantir total controle dos produtos após sua saída da fábrica. Nessa integração empresa – cliente, a Bioclin inseriu nos rótulos externos o controle por código QR. O código QR, que em inglês que significa Quick Response, ou seja, Resposta Rápida – é um código de barras em 2D (duas dimensões) que possui a capacidade de ser interpretado rapidamente e permite o armazenamento de uma quantidade significativa de informações.

Os produtos Bioclin recebem o código QR e nele pode-se identificar o código EAN, o lote, a validade e um número sequencial. Esse número sequencial é a identidade do produto dentro de um lote, e é único para cada kit produzido. Por ele conseguimos rastrear para qual cliente o kit foi vendido, o número da Nota Fiscal, qual transportadora que o enviou, o tipo de transporte utilizado e a data de saída e de chegada no cliente.

Além disso, nosso setor de expedição é equipado com um sistema integrado que nos permite confrontar o pedido do cliente com o kit que está sendo inserido fisicamente na caixa de expedição durante a baixa informatizada do produto. Essa baixa acontece via código QR e qualquer inconsistência encontrada é informada pelo sistema através de alarme sonoro e mudança de coloração. Na tela do sistema, os produtos faltantes de um pedido ficam marcados de vermelho e assim que começam a ser baixados assumem a coloração verde. Quando o pedido é totalmente concluído, todos os produtos ficam na coloração preta. Somente neste momento se consegue finalizar o pedido e dar prosseguimento para a emissão da Nota Fiscal.

Assim, conseguimos garantir a maior qualidade no envio dos produtos, minimizando custos e promovendo a confiança aos nossos clientes. Todos esses recursos foram inseridos para garantir a rastreabilidade do kit no seu laboratório ou na sua distribuidora. Então pessoal, espero mais uma vez que esse conteúdo tenha sido bastante útil para vocês. Em caso de dúvidas, entrem em contato conosco através dos nossos canais de atendimento bioclin.com.br ou através do nosso SAC 0800 031 54 54.

Bom trabalho a todos e continuem acompanhando o BIOCLIN ON CAST – o podcast do diagnóstico.

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