O Uso Correto Das Soluções de Limpeza para Equipamentos

Como prevenir contaminações cruzadas e aumentar a vida útil dos seu equipamento!

O Uso Correto Das Soluções de Limpeza para Equipamentos

Como prevenir contaminações cruzadas e aumentar a vida útil dos seu equipamento!

Um assunto muito importante e que gera dúvidas em muitos clientes: é o uso correto das Soluções de Limpeza para Equipamentos.

Em nossa rotina, nossos equipamentos automáticos e semiautomáticos estão sempre entrando em contato com diversos produtos químicos, alguns bastante ácidos e outros, bem alcalinos, além é claro, das amostras biológicas. Por isso é muito importante seguir corretamente as recomendações de limpeza de cada equipamento.

O uso correto das Soluções de Limpeza traz enormes benefícios, e também evita muitas dores de cabeça: você previne o desgaste precoce de tubulações e cuvetas que entram em contato direto com os produtos, aumenta a vida útil dos instrumentos e o mais importante: elimina a possibilidade de causar uma contaminação cruzada que pode impactar diretamente nos seus resultados de exames. Já imaginou, que desastre? Kits que dosam íons, como Cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo, por exemplo, podem sofrer impacto direto de um sistema mau lavado.

Então, vamos rever quais são as Soluções de Limpeza da Bioclin e como utilizá-las.

Soluções de limpeza para equipamentos semiautomáticos

Para os sistemas semiautomáticos, esses para os quais as reações são preparadas manualmente e onde serão executadas apenas a leitura no equipamento, nós temos a L001 – Solução de Limpeza para Equipamento Semiautomático. A solução já é pronta pra uso, e para utilizá-la, basta executar a função de lavagem ao final do seu expediente. Durante a rotina, é indicado a limpeza com água deionizada após cada teste. Nos casos de testes de cor mais intensa, esse procedimento deverá ser repetido até que não haja resíduo aparente.

Soluções de limpeza para equipamentos automáticos

Para os sistemas automáticos, nós temos 4 Soluções de Limpeza. Vou te explicar cada uma delas:

L005 – Solução de Limpeza de Células – serve para a lavagem automática das cuvetas dos analisadores Bioclin 2200, 3000 e 4000. Cada aparelho tem uma indicação de uso, porque ela pode ser usada tanto na forma comercial quanto diluída. Essa solução é normalmente utilizada no reservatório externo dos equipamentos, que têm programação automática para realizar a lavagem das cuvetas logo após as análises. É muito importante que ela seja usada de forma correta pois a solução de limpeza é específica para retirar os resíduos do teste anterior e também conservar as tubulações dos equipamentos evitando corrosão ou oxidação.

L006 – Solução de Limpeza para Equipamento Automático – é usada no reservatório interno, normalmente junto aos discos de amostras. É ela a responsável por descontaminar as sondas/agulhas de amostras e de reagente, e foi desenvolvida especificamente para este fim. Ela é utilizada durante toda a rotina de análise, assim como as demais soluções dos sistemas automáticos.

Soluções Ácidas e Alcalinas

Em alguns equipamentos também são utilizadas, além da Solução de Limpeza de Células, a L003 Solução Ácida e L004 Solução Alcalina. Elas atuam na remoção de gorduras, proteínas e outros resíduos que podem se acumular nas agulhas dos equipamentos automáticos.

Gente, é de extrema importância que você aí no laboratório siga as recomendações de limpeza que são dadas durante a instalação do seu equipamento. Substituir as soluções, ou mesmo “pular” as etapas de lavagem pode gerar prejuízos e uma grande dor de cabeça, pois vai provocar o desgaste precoce de mangueiras e cuvetas, além de possíveis erros de diagnóstico.

Em caso de dúvidas, consulte o nosso site ou entre em contato com a gente através do SAC 0800 031 5454.

logo_versão color

Produzido por Bioclin

Quibasa – Química Básica Ltda.

Rua Teles de Menezes 92, Santa Branca

Belo Horizonte, MG

CEP: 31.565-130

CNPJ: 19.400.787/0001-07

© 2020 Todos dos direitos reservados.

Quibasa - Química Básica Ltda.

Rua Téles de Menezes 92, Santa Branca

Belo Horizonte, MG

CEP: 31.565-130

CNPJ: 19.400.787/0001-07

© 2020 Todos dos direitos reservados.